Daniel Faria

Website pessoal

O que é codificar?

11/09/2019

Quando projetamos uma solução de software para atender a uma necessidade precisamos pensar em todos os seus aspectos: velocidade, facilidade de uso, interface agradável e eficiência. Depois de várias reuniões, chegamos a um consenso de solução, cobrindo todos os requisitos necessários do programa e precisamos desenvolvê-lo, Assim como precisamos sair da planta para a casa pronta, precisamos sair do projeto para o programa pronto. Estamos falando da programaçao de computadores.

Quando a solução está totalmente projetada e validada (veremos isso em um artigo sobre validação), é preciso transformar esse projeto em um programa executável, que faça todas as tarefas que foram solicitadas na fase de projeto. Chamamos isso de implementação. Essa implementação é feita através da Codificação.

Só deixando claro: programação e codificação não são a mesma coisa. A programação é um conjunto de técnicas que envolvem a modelagem (processo de especificar o que o programa deve fazer e como deve fazer), ou seja, onde o software é projetado. Mas se a ocupação do programador é apenas escrever o código-fonte do programa, então o seu trabalho é apenas a codificação.

Vamos tomar um exemplo. Imagine que precisamos de um programa que faça o cadastro de clientes de uma loja. Este sistema deve mostrar uma tela onde serão informados os dados do cliente e ele deve guardar esses dados em um banco de dados para que possam ser acessados mais tarde. Então, na fase de projeto, são definidas por escrito em um documento o que o programa deve fazer, quais as restrições que deve obedecer (por exemplo, não deve ser permitido que uma pessoa menor de idade tenha cadastro no sistema).

Depois dessa etapa o programador irá codificar o software para que ele execute exatamente o que foi projetado para fazer. Durante a fase de projeto é escolhida inclusive em que linguagem de programação o software será feito. Vamos supor que a linguagem escolhida foi a linguagem PHP. Então temos como exemplo um trecho de código em linguagem PHP que testa se a idade da pessoa é maior ou igual a 18:
 

<?php
if($cliente->idade >=18){
       $cliente->salvar()
}else{
       return "Cliente menor de idade, não pode ser cadastrado";
}

Concluindo o assunto, codificar não é o mesmo que programar, embora até mesmo nas faculdades de computação os termos sejam erradamente confundidos.